segunda-feira, 22 de junho de 2009

Perfil empreendedor

por Léo Fraiman*
Uma parte das características das pessoas com espírito empreendedor tem origem genética e a outra pode ser desenvolvida por meio de treinamento e educação. As pessoas empreendedoras têm como características principais autoconhecimento, auto-estima bem desenvolvida, solidariedade, estão inseridas em um contexto cultural, sabem se comunicar e trabalhar em equipe, têm inteligência emocional, são criativas e pró-ativas e utilizam a tecnologia a seu favor.Acompanhe mais detalhes sobre cada uma dessas características:


· Autoconhecimento: conhecendo-se bem, fica mais fácil vislumbrar novidades e oportunidades de seu interesse. Saber quais são nossos pontos fortes, quais são nossas fraquezas (e como melhorá-las) é essencial.· Auto-estima: com essa característica bem desenvolvida a pessoa se sente livre e motivada para tomar decisões e soltar a criatividade. Aquele que tem uma boa auto-estima se permite expressar suas opiniões e sustentar seus pontos de vista com convicção, veste-se bem, tem cuidado com seu material escolar e com sua saúde, cria uma boa impressão perante os outros e tenta novos projetos que estão além da “zona de conforto”.


· Solidariedade: ser solidário não significa apenas ajudar grupos sociais em necessidade, mas também dar “aquele” apoio para um amigo. A solidariedade ajuda a se conhecer melhor e a encarar a realidade e as necessidades humanas de um modo digno. A pessoa solidária participa de eventos voluntários, ajuda os colegas que estão com dificuldades e é um bom filho dentro de casa. Sabe partilhar, e a hora de ceder.


· Contexto cultural: é importante ser um participante ativo do mundo e ter consciência dos problemas, das dificuldades e das oportunidades que podem ser mudadas. A pessoa realmente inserida no contexto cultural, lê temas relacionados às mais diversas questões, mostra sua opinião em debates sobre a atualidade, conversa com as pessoas sobre a realidade do mundo, gosta de debater e de expor a sua opinião e sabe ouvir.


· Habilidade de comunicação: para se relacionar, para expor as idéias e para criar algo novo é preciso saber se comunicar. A pessoa comunicativa mostra boa compreensão e capacidade de expressão, seja sob a forma escrita ou falada. Tanto as pessoas extrovertidas como as introvertidas devem treinar a forma como se colocam no mundo.


· Inteligência emocional: essa característica faz com que a pessoa perceba as emoções dos demais, procure o melhor momento para falar com os outros, descubra a forma mais adequada para falar coisas difíceis, saiba conter a raiva em momentos de desconforto e tente sempre uma conciliação entre colegas que se encontram em conflito, além de cuidar de sua auto-motivação perante o que lhe for difícil ou desafiador.


· Criatividade: sem ela, fica difícil pensar em algo além do tradicional. A criatividade pode ser desenvolvida com curiosidade, viagens, leituras, teatro, cinema e cursos específicos de artes ou de criatividade em geral.


· Trabalho em equipe: saber se relacionar é fundamental em qualquer situação ou local. Seja na escola ou em família, é essencial saber ouvir a opinião dos demais e levá-las em consideração para desenvolver seu trabalho. É na interação entre as idéias que se encontram as grandes novidades. A pessoa que sabe interagir ajuda os colegas durante a execução de uma tarefa, mostra sua opinião durante um debate em grupo e conclui as coisas que começa, pois honra a sua palavra.


· Habilidade para usar a tecnologia: saber noções básicas dos principais softwares e equipamentos tecnológicos é essencial para estar antenado com o mundo e abrir novas oportunidades. A tecnologia facilita a pesquisa e é um ponto de encontro entre diversas culturas e realidades. Muitas pessoas usam a Internet para vender seus serviços e conquistar parceiros para suas idéias. Agiliza a vida e facilita o ato de empreender.


· Pró-atividade: pro = a favor de + atividade = a energia que move o mundo. É a característica de uma pessoa que resolve as coisas. O individuo pró-ativo oferece ajuda a um professor, chefe, amigo ou colega, mesmo sem ser solicitado. Ele está sempre um passo adiante, pensando no que virá pela frente. É ele quem faz acontecer. Tem uma mente voltada as soluções e não fica brigando com o lado difícil, chato e duro da vida. Ao contrário, faz logo o que tem que ser feito para poder usar sua energia no que realmente lhe interessa.
*Psicoterapeuta e diretor da Clínica Fraiman, é conselheiro do Ikwa. Foi orientador educacional do Colégio Hebraico Brasileiro Renascença e Visconde de Porto Seguro. Atualmente é professor da cadeira de Orientação Profissional do Colégio Guilherme Dumont Villares, além de autor de diversos livros sobre o tema.

  © Blogger template 'Fly Away' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP